segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AS ABELHAS



ABELHA RAÍNHA ; as asas não cobrem completamente o abdome e são maiores que as asas das operárias. 
ABELHA OPERÁRIA  ; as asas são do tamanho do abdome.
ZANGÃO as asas são geralmente do tamanho do abdome, que é mais curto e grosso em relação ao das fêmeas.

As abelhas são insetos que vivem em sociedades heterotípicas (com distinção de funções dentro da sociedade). Elas são conhecidas há mais de 40.000 anos e as que mais se prestam para a polinização, ajudando enormemente a agricultura, produção de mel, geleia real, cera e própolis, são as abelhas pertencentes ao gênero Apis.
Inseto laborioso, disciplinado, a abelha convive num sistema de extraordinária organização: em cada colmeia existem cerca de 80.000 abelhas e cada colônia é constituída por uma única rainha, cerca de 400 zangões.
A abelha rainha é quase duas vezes maior que as operárias e vive de três a seis anos. Tem como única função biológica a postura dos ovos. Do ponto de vista social, é responsável pela harmonia e ordenação dos trabalhos da colônia. Nasce de um ovo fecundado e é criada numa célula especial, diferente dos demais alvéolos, denominada realeira, na qual recebe uma alimentação diferenciada, à base de geléia real. Rico em proteínas, vitaminas e hormônios sexuais, esse nutriente é o responsável pela diferenciação fisiológica da abelha rainha em relação às operárias.
Os machos da colmeia são os zangões. Nascem de ovos não-fecundados depositados pela rainha, 24 dias após a postura. Vivem de oitenta a noventa dias e atingem a maturidade sexual no 12º dia a contar do nascimento. Não apresentam ferrão ou qualquer outro órgão adequado às funções de ataque, defesa ou trabalho e dependem exclusivamente das operárias para sobreviver. São dotados de aparelhos sensitivos excepcionais e podem identificar, pelo olfato ou pela visão, rainhas virgens a quilômetros de distância.
As operárias são responsáveis por todo o trabalho necessário à sobrevivência e defesa da colméia, à exceção da postura dos ovos. Durante o dia, realizam o trabalho de campo, ou seja, a coleta de alimentos e água. Encarregam-se da higiene da colméia, da produção de cera e de sua utilização na construção dos favos, assim como da alimentação da rainha, dos zangões e das larvas. Por meio do batimento das asas ou da introdução de água no interior dos favos, as operárias evitam o superaquecimento e, para conservar o calor, unem-se firmemente umas às outras. Dessa forma, mantêm a temperatura estável no interior da colônia, entre 33 a 36o C. Produzem e estocam o mel e elaboram a própolis, substância processada a partir de resinas vegetais utilizada para desinfetar favos e paredes, vedar frestas e fixar peças. As operárias nascem 21 dias após a postura dos ovos e podem viver de sessenta dias até seis meses, em situações excepcionais de pouca atividade.

domingo, 14 de outubro de 2012

FLOR DE PÊSSEGO





ATIVIDADE - AS FLORES

Objetivo:
Conhecer as características da flor;
Perceber a importância da preservação da flor;
Incentivar o respeito às flores.

Metodologia:
Utilizar o experimento FLOR DE PÊSSEGO e outras flores trazidas pelas crianças;
Questionar: quem sabe como a flor surge? Por que ela é tão importante?
Solicitar que as crianças representem em desenhos a flor.

A partir do desenho:
Cada criança irá desmanchar a flor em partes;
Em seguida colar as partes no respectivo lugar;

PARTES DA FLOR
ALUNO:
  1. PÉTALAS
  2. SÉPALAS
  3. PEDÚNCULO (Caule) 
  4. FOLHAS