Dicas para aproveitar (ainda mais) o passeio no parque.
Durante o passeio pelo parque, faça uma pausa, deitando na grama ao lado do seu filho. E proponha um passatempo, olhar as nuvens. Chame a atenção para o modo como elas se modificam, o vento provocando formas diferentes a todo instante - um jeito simples e direto de mostrar como tudo se modifica sobre a Terra.
É bem provável que você ouça perguntas sobre as nuvens e o vento, como é que elas se formam, de onde é que surge esse vento e por aí afora. Quase sempre você não terá informação suficiente para responder na hora, por isso, faça a sugestão ao seu filho de pesquisar na volta para casa.
Outra dica nesse passeio é conversar com quem cuida diariamente da praça ou do parque. É uma riqueza enorme bater papo com eles, afinal, são eles que sabem tudo sobre o que vive nessas áreas verdes, de planta a bicho.
Leve seu filho para perto de um canteiro de plantas e observe como há borboletas voando por entre os galhos. No seu desenvolvimento, a borboleta passa por várias fases, do ovo ela vai crescendo, a seguir, dentro de um casulo, depois se torna lagarta até alcançar a forma de borboleta. A esse processo de mudanças dá-se o nome de metamorfose - e é importante que os pais despertem a atenção infantil para essa série de transformações, o ciclo da vida, bastando para tanto realçar a variedade de espécies de borboleta voando por entre as plantas.
Avisita ao parque pode despertar tanta curiosidade no seu filho que ele vai querer saber mais. Será então o caso de você programar outro tipo de passeio?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço reservado para opiniões e sugestões sobre o projeto PESC.